-
Arquitetos: Danielle Martins Arquitetura
- Área: 60 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Eliane Revestimentos, Quartzolit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com influências uruguaias da infância e a soma das experiências de trabalho da cliente em diversos países, surgiu o conceito do "Tu Bar", um espaço de encontro entre amigos. De fato, é impossível definir esse espaço com apenas um estilo ou influência, ele reflete as múltiplas vivências dela e marca um momento profissional importante de transição. O pedido foi por um espaço uruguaio não caricato, e nossa proposta foi trazer a referência através das cores (azul e amarelo) e das prateleiras, abertas para receber os itens cheios de história que ela costuma garimpar em leilões ou trazer das viagens ao país.
A principal premissa foi adaptar o endereço, ocupado há anos por um tradicional bar da cidade, ao uso de cozinha aberta e, simultaneamente, acomodar o maior número possível de assentos, mantendo a circulação que leva ao fundo do bar (área de banheiro e caixa), livre. Foram feitas adaptações elétricas, hidráulicas e fechamentos em gesso acartonado, mas o piso e a textura original das paredes foram mantidos. Foi o piso em pastilhas coloridas, tradicional dos anos 80, que encantou a cliente em primeiro lugar.
Buscando otimizar o processo de execução, feito em menos de 2 meses, trabalhamos com estruturas construídas em alvenaria e concreto e complementos em serralheria. O destaque fica com o banco, a barra de bar linear e os balcões da cozinha, todos moldados no local em concreto armado - estruturado com malha de ferro para resistir aos impactos do uso diário. As cadeiras de madeira foram garimpadas em um leilão de móveis antigos, assim como alguns bancos externos.
As esquadrias, a escada que leva ao depósito, as banquetas e as mesas foram projetadas em serralheria, complementando o design. Em contraponto ao azul profundo e ao amarelo suave presentes na fachada e nos revestimentos, esses elementos se destacam em tom tijolo, assim como os rejuntes, estimulando a visão geral com um tom vivo e quente de destaque. A escada foi completamente reformada e passou a ser fixa, como uma escada de piscina. Ela era um item abandonado no local e ganhou um novo significado: leva a equipe ao mezanino, onde está armazenado o estoque do bar, que também se comunica com o salão por um pequeno elevador monta-cargas.
A estratégia de ocupação com elementos fixos - mesas, sofás e banquetas - garantiu o caminho livre de circulação e os 25 assentos na área interna. O módulo que se replica na área das mesas é composto por arandela articulada, assento oval em linho com encosto, mesa fixa no banco de concreto e duas cadeiras.